Tamanho é documento?

Dificilmente há um tamanho único que serve todos…

Tradicionalmente, muitos investidores, principalmente de países menos estáveis, enxergam nas grandes instituições financeiras maior solidez, confiabilidade e expertise, do que por exemplo em bancos menores, ver privados.

Lembro bem dos inúmeros contatos que só confiariam numa instituição que tivesse endereço físico e “paredes”, entendidas como “garantia” para os investidores, no caso de um desastre…

Muitos anos já se foram, e todos precisamos procurar argumentos novos e mais consistentes, que nos deem a tranquilidade necessária, para usufruir daquilo que um custodiante para nossas economias nos proporciona.

Nos décadas recentes um número cada vez maior de indivíduos e famílias descobriu a beleza das alternativas menores. Menos pode ser mais.

Pode ser mais foco e menos supérfluos absolutamente sem interesse para um ou outro. Eventualmente pode ser mais personalizado, apesar do advento da inteligência artificial. Infelizmente o uso abusivo desta chega a ser absolutamente irritante, em muitos casos.

De qualquer forma, verifique se a dita prestação de serviço alardeada por “gregos e troianos”, lhe proporciona um humano realmente interessado em lhe fornecer o melhor serviço possível, e um pouco mais do que isto. Com competência e isenção, e sempre tendo os interesses do cliente em primeiro lugar!

Ser pequeno, não significa automaticamente ser bonito.

É preciso que você faça a devida diligência, não apenas da instituição, mas também para saber quem será sua interface. Mesmo que seja uma máquina (IA). O combinado raramente sai caro. As expectativas precisam estar muito bem alinhadas.

A geração nascida a partir do final dos anos 90, que parece conviver muito bem com as soluções majoritariamente virtuais e eletrônicas. Alguns estudos indicam todavia, que mesmo muitos destes, ao atingirem idade mais madura, darão o divido valor ao contato mais personalizado, à pessoa de confiança e referência, em especial em tempos turbulentos e de dúvidas, que sempre existem.

Compartilho com você recente entrevista de Marcos Esteve, CEO do Banque Heritage que tem apoiado diversas demandas de pessoas as quais tenho a honra de servir em diversas áreas ligadas ao planejamento da vida financeira, assim como na gestão de expectativas e patrimônio:

https://www.finews.com/news/english-news/58869-banque-heritage-marcos-esteve-private-banking-swiss-banking-geneva-wealth?pk_vid=a1a96806b92ce04216927002318ce980

Espero que seja inspirador e útil, e fico à disposição para aprofundar este e outros assuntos ligados às suas expectativas, à vida financeira pessoal, da família e ao desenvolvimento dos negócios desta.

Um abraço

Tobias Maag, CFP®

Fonte: Banque Heritage