Assim como resultados passados não garantem performance futura, ignorar aquilo que nos ensinou a história, dificilmente poderá agregar valor na análise das opções que temos pela frente.
Foi atribuído a Winston Churchill, a seguinte observação: “The farther backward you can look, the farther forward you are likely to see.”
Fazer vista grossa para riscos, não faz com que as decisões que fazemos e ativos que compramos tenham menor risco…. Neste sentido recomendo a leitura do “paper” que nos traz de volta lembranças de 2008 e antes, faz um paralelo com a “euforia” sobre o tema dos mercados emergentes num mundo “carente” de rentabilidades já obtidos em tempos passados. Claro que também não tenho as respostas, mas oxalá, algumas perguntas que ajudem a melhor definir o que pode vir após dias de sol, e como estou preparado para atravessar chuvas e trovoadas…
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário cadastrado, por favor faça login. Novos usuários podem se registrar abaixo.