Compartilho, não sem interesse próprio….-:)
Ainda muitos me perguntam o que é o tal do CFP® no meu cartão de visitas, e o IBCPF, no qual invisto alguma energia e tempo há quase 15 anos de forma voluntária, assim como outros profissionais ligados à uma ou diversas áreas contempladas pelo “personal financial planning”…..
Pesquisa global indica falta de confiança das pessoas em alcançar metas financeiras
Entrevista com mais de 19.000 consumidores em 19 países demonstra maior otimismo e preparação entre aqueles que trabalham com Profissionais CFP® (CERTIFIED FINANCIAL PLANNER)
Em um contexto no qual as pessoas tornam-se cada vez mais responsáveis pelo seu bem-estar financeiro de longo prazo, um estudo global realizado pelo Financial Planning Standards Board (FPSB) indica que a maioria dos indivíduos se sente desafiada por suas finanças, com relativamente poucos afirmando serem conhecedores de assuntos financeiros ou bem sucedidos em seguir suas metas financeiras.
O FPSB, responsável pelo programa da Certificação CFP® (CERTIFIED FINANCIAL PLANNER) fora dos Estados Unidos, realizou junto com a GfK, uma empresa de pesquisas globais com extensa experiência no setor financeiro, uma pesquisa na qual entrevistou 19.092 consumidores de planejamento financeiro. O resultado da pesquisa apresentou as seguintes conclusões:
- As pessoas não têm confiança para alcançar suas metas financeiras. Somente 22% acreditam fortemente que irão alcançar suas metas financeiras. Apenas 17% acreditam fortemente em seus conhecimentos sobre finanças, e somente 19% se sentem muito confiantes em seguir com suas estratégias financeiras.
- Estar livre de dívidas é o mais importante para os consumidores pesquisados. Estar livre de grandes dívidas financeiras (55%) e de dívidas comuns (54%) são mais importantes ao consumidor do que estar preparado para uma emergência financeira inesperada (52%), ser dono de uma casa (52%) e construir uma poupança (51%), na lista de prioridades muito importantes.
- Consumidores estão interessados em serviços para ajudá-los financeiramente. Participantes da pesquisa veem no planejamento de aposentadoria o mais útil serviço de planejamento financeiro (50%), seguido pelo planejamento de investimento (38%) e em seguida, orçamento, fluxo de caixa e gestão de dívida (juntos em 36%).
- A maioria das pessoas confia em amigos e familiares para buscar informações em assuntos financeiros. Mais de 4 em cada 10 pessoas (44%) confia em amigos e familiares, enquanto 41% busca informações em websites especializados. Apenas 31% busca se informar com profissionais financeiros.
- Saber em quem confiar é o maior desafio. Entre os entrevistados, 68% classificam “confiança” como muito importante ao escolher um profissional financeiro. Ainda, 2 em cada 3 consumidores (66%) concordam que não sabem em quem confiar ao buscar aconselhamento em planejamento financeiro.
- Quem utiliza um profissional financeiro geralmente se sente melhor preparado a atingir seus objetivos financeiros. As pessoas que têm acompanhamento por um profissional de finanças expressam mais confiança em alcançar seus objetivos financeiros e de vida (31% contra 15% dos que não utilizam um profissional). Consumidores que têm acompanhamento por um Profissional CFP são ainda mais confiantes (43%).
- Quem tem um plano é mais confiante. Pessoas com um plano financeiro escrito têm quase 3 vezes mais confiança em atingir seus objetivos de vida (38%) contra os que não têm um plano financeiro (14%).
- Profissionais CFP têm classificações excelentes quando comparados a outros profissionais financeiros. Consumidores classificaram os Profissionais CFP como mais qualificados que outros profissionais em características como:
o Honestidade e integridade (57% vs 47%);
o Entende minhas necessidades e objetivos (53% vs 40%);
o Coloca meus interesses em primeiro lugar (51% vs 38%);
o Provê informações relevantes em tempo adequado (50% vs 39%);
o Usa linguagem adequada ao invés de jargões financeiros (49% vs 41%);
o Me ajuda a manter os objetivos no caminho (51% vs 35%); e
o Me ajuda a criar um plano de ação (51% vs 35%).
“Com aproximadamente 160.000 Profissionais CFP no mundo, o FPSB e suas organizações membros têm uma grande oportunidade em conectar famílias e indivíduos a planejadores financeiros competentes, éticos e confiáveis, que podem ajudá-los a tomar conta de suas finanças e a serem mais confiantes e seguros ao tomar decisões financeiras”, disse o CEO do FPSB, Noel Maye.
O FPSB tem como visão estabelecer o planejamento financeiro como uma profissão reconhecida. Junto a suas organizações membro em 26 países, o FPSB irá utilizar os resultados desta pesquisa para desenvolver uma campanha global de consciência do consumidor sobre o valor do planejamento financeiro e do profissional CFP. Participaram da pesquisa as organizações membro de: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Indonésia, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura e Suíça.
Sobre o FPSB
O FPSB gerencia, desenvolve e controla a certificação, educação e programas relacionados para organizações de planejamento financeiro, com o _objetivo de beneficiar a comunidade global ao estabelecer e promover padrões profissionais em planejamento financeiro. O FPSB demonstra seu comprometimento com a excelência com as marcas de distinção profissional – CFP, CERTIFIED FINANCIAL PLANNER e a logomarca CFP – que possui fora dos Estados Unidos. As organizações membro do FPSB são sem fins lucrativos e estão presentes em: África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irlanda, Israel, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura, Suíça, Tailândia, Taiwan e Turquia. Para mais informações, visite: www.fpsb.org.
Sobre o IBCPF
O Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros – IBCPF é uma entidade de autorregulação, não governamental e sem fins lucrativos, que concede e desenvolve a certificação CFP no Brasil, segundo os padrões globais do FPSB. Para mais informações, visite: www.ibcpf.org.br.
Visão: Planejamento financeiro transforma a vida das pessoas.
Missão: Desenvolver e fomentar padrões profissionais para a atividade de planejamento financeiro pessoal no Brasil, contribuindo para uma sociedade mais consciente da necessidade de organizar sua vida financeira para atingir seus objetivos, com a promoção da Certificação CFP® como símbolo de excelência dos profissionais que exercem essa atividade.
Valores: Excelência – Integridade – Engajamento
Certificação CFP® Excelência global em planejamento financeiro
Interessante que o os resultados da pesquisa tiveram como substrato um público amplo, de diversos países e realidades sócio-econômicas diversificadas. Certamente o assunto não é de interesse apenas para quem concentra muita renda e poupança, nem tampouco daqueles mais perto da base da piramide…
As angustias e dúvidas “só mudam de nome e endereço”, bom motivo para que haja cada vez mais investimento em “alfabetização” e educação financeira, adequada para as diversas realidades. Também no Brasil existem algumas boas iniciativas, como por exemplo pelo lado da CVM, BM&F Bovespa, Anbima e outros players. Mais do que isto, naturalmente há inúmeros desafios…. Recentemente tive o privilégio de poder participar de dois eventos de ótimo nível no Rio, http://www.iecbrazil.com.br/ e http://www.investidor.gov.br/portaldoinvestidor/export/sites/portaldoinvestidor/galerias/arquivos-historias-interativas/programacao_evento_9_dez_2015_portugues_05.pdf .
Para aqueles que se interessam pelo assunto sugiro acompanhar, visto que certamente em 2016 haverá outras oportunidades. Acompanhe também a programação de instituições como o www.ibcpf.org.br. Sugiro se cadastrar no site ou associar-se, para receber as informações de forma automática, aproveitar das oportunidades de troca de informações e aprendizado.
Espero que seja inspirador e útil, e fico à disposição para aprofundar este e outros assuntos ligados à vida financeira pessoal, da família e ao desenvolvimento dos negócios desta.
Um abraço
Tobias Maag, CFP®
Fonte: FPSB/IBCPF