Você sabia que de acordo com dados do IBGE, apenas 1% dos aposentados conseguem viver (manter seu padrão de vida) com o que recebem da aposentadoria? Dos demais, 46% dependem de parentes, 28% dependem de caridade e 25% têm que continuar trabalhando. Esta situação se repete em grande parte do mundo, se considerando valores médios.
Te convido para acompanhar este programa de educação continuada organizado pela PLANEJAR (https://planejar.org.br/) , desta vez aberto ao público. Caso tenha perdido a “live”, pode assistir à gravação no YouTube.
As PEC’s, como tantas outras iniciativas visam manter os profissionais do planejamento financeiro pessoal certificados (CFP®) atualizados, contribuindo com a educação continuada e visão holística deles, e para uma sociedade mais consciente da necessidade de organizar sua vida financeira para atingir seus objetivos.
Como provavelmente sabe, faço parte deste movimento quase desde a sua fundação, com satisfação de pertencer de forma bastante ativa, e contribuir tanto no nível local, na busca pela manutenção dos padrões elevados almejados, de aperfeiçoamentos possíveis e na integração da comunidade global, que integra mais de 190’000 profissionais certificados através do mundo (https://www.fpsb.org/).
O tema, Longevidade, é um dos grandes desafios da humanidade, em especial desde que começamos a ter grandes avanços. O link a seguir tem uma representação interessante por países, desde 1950: https://ourworldindata.org/life-expectancy . O assunto é extremamente relevante tanto para jovens, como em idades mais avançadas, o grande desafio sendo o de ninguém ter como definir quanto tempo precisará durar o patrimônio para um estilo de vida almejado. Temos muitos exemplos da vida real, tanto de quem incorreu em muito mais sacrifícios do que necessário para ter um futuro “tranquilo”, como de quem subestimou o tempo restante de vida, e se viu em sérios apuros em algum momento….
Espero que seja inspirador e útil, e fico à disposição para aprofundar este e outros assuntos ligados às suas expectativas, à vida financeira pessoal, da família e ao desenvolvimento dos negócios desta. Fique a vontade para compartilhar com quem você acredite possa aproveitar da oportunidade de refletir um pouco sobre este tema….
Um abraço
Tobias Maag, CFP®