Vieses Comportamentais

 

Estamos chegando ao fim de um ano durante o qual novamente frequentemente nos questionamos sobre as escolhas feitas e rumos tomados pelas mais diversas pessoas mais ou menos próximas, assim como no âmbito das finanças, da política, de gestão, do direito e em outros campos. Estamos aqui apenas falando de vieses, e não de desvios psíquicos ou de caráter, que também tem assolado ambientes “ilustres”. 

Algumas destas atitudes, ou a ausência delas, podem ser melhor compreendidas através do estudo dos vieses comportamentais, aos quais cada um de nós está sujeito.
O autoconhecimento e análise dos vieses daqueles a quem procuramos ajudar pode ser de grande valor para que erros não se sobreponham aos acertos, para que “grandes desastres” possam ser reduzidos a um mínimo inevitável, e para que cada um possa ter dose suficiente de realismo quanto às expectativas da sua vida financeira.
 

Compartilho uma publicação da CVM sobre o assunto, parabenizando esta autarquia pelos esforços consideráveis dedicados nos anos recentes na discussão sobre as ciências comportamentais, a educação do investidor e diversos assuntos correlatos.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário cadastrado, por favor faça login. Novos usuários podem se registrar abaixo.

Login de Usuários
   
Registro de Novo Usuário
Please indicate that you agree to the Terms of Service *
*Campo obrigatório